segunda-feira, 7 de abril de 2008

3ª Parte do 4º Capítulo "Lua"



Quando entrou pelo portão das traseiras sentia-se cansada, mas feliz por nada lhe ter acontecido. Tinha as faces coradas e o cabelo revolteado. Entrou pela porta por onde saíra e logo encontrou uma cozinheira que por ali passava. Parecia que procurava algo.
- Menina! Sabe que toda a gente do castelo anda à sua procura? - era uma mulher gorda e corada, uma cozinheira à séria. Usava um grande avental e uma chapéu ridículo. Lua olhou-a de canto e não fez caso, percorrendo o corredor que conduzia o pequeno cubículo até à cozinha, e a da cozinha para a sala de jantar. Ao passar pela cozinha, dúzias de empregados gritaram: “Está aqui!” Mas Lua continuou, sempre de cabeça erguida, ignorando os lamentos de preocupação e as suaves reprimendas. Quando entrou na sala de jantar, a mesa estava posta e Lua sentou-se numa cadeira. A sala estava vazia, mas sabia que não tardaria a chegar alguém, pois era quase hora do jantar. Tirou o manto e acomodou-o nas costas da cadeira. Pousou a bolsa no seu colo e atirou os cabelos negros para trás. Sabia que a boa educação a mandava ir lavar as mãos e esperar pelo pai e avós antes de se sentar. Mas Lua achava as regras do castelo uma fachada e fazia de tudo pra as infringir. Viu a cozinheira gorda sair da cozinha e correu por outro corredor, provavelmente para avisar os reis de que a menina havia reaparecido. E foi com ar sereno e frio que Lua viu o pai chegar à sala de jantar. Estava visivelmente furioso e mais uma vez Lua teve medo. Medo e apreensão... os únicos sentimentos que nutria pelo pai. O pai nunca fora capaz de demonstrar afecto por ela, nunca haviam conversado sobre fosse o que fosse, nunca passearam juntos. Lua achava que já falara mais com qualquer um dos empregados do castelo do que com o pai. Apesar de não dar confiança a ninguém. Rafael nunca lhe dirigira mais que simples frases, frias e directas, como: “Vai lavar as mãos para jantar.” ou “Vai dormir.” Até aos quatro anos, Lua tentara conquistar o coração do pai. Aparecia diversas vezes a meio da noite no quarto do Príncipe, pois sentia-se sozinha. Mas o pai estava sempre a dormir, ou assim parecia. Lua repetiu o ritual várias vezes, até ao dia em que encontrou o pai olhando a fotografia da mãe, com lágrimas nos olhos. Ele não a tinha ainda visto e ela aproximou-se mais um pouco. Quando Rafael viu Lua tão perto de si, começou a gritar com ela, mandando-a embora, empurrando-a para fora do quarto e fechando-lhe a porta. Foi nesse momento que Lua percebeu que o pai a culpava pela morte da mãe. E sentiu-se revoltada pois o que mais queria naquele mundo era ter a sua mãe por perto. Foi nessa altura que ela deu o salto; cresceu demasiado depressa para uma criança da sua idade.
- Lua, quero-te imediatamente no meu escritório. - rugiu Rafael, com uma expressão ameaçadora. Voltou costas à mesa, sem deixar a filha argumentar. Lua voltou a pôr a sua bolsa a tiracolo e arrastou os pés, atrás do pai. Passou pela empregada gorda, que a olhava com pena, mas Lua ignorou. Tinha o coração a bater desordenadamente, mas tentou parecer calma. Baixou a cabeça e o cabelo cobriu-lhe a cara, que continuava rosada.
O pai entrou no seu escritório, por uma das inúmeras portas daquele castelo. Mesmo Lua achava que ainda não conhecia todas as divisões. Entrou logo atrás do pai e fechou a porta. O pai sentou-se na cadeira forrada a veludo vermelho, por detrás de uma secretária bem antiga, de pinho escuro e com finos traços esculpidos. Fez sinal a Lua para que se sentasse também. A menina sentou-se então numa cadeira semelhante à do pai e de frente para ele. Rafael entrelaçou os dedos, debruçou-se sobre a secretária, de modo a ficar mais perto da filha, e perguntou, sempre com a mesma expressão fria.
- Onde estiveste a tarde toda?
Lua já esperava por aquela pergunta.
- Fui dar um passeio. - também os seus olhos eram frios.
Rafael suspirou com impaciência.
- Um passeio por onde? Tens consciência de que toda a gente do castelo andou à tua procura? Até no jardim procuraram por ti! Tu pensas que não temos mais que fazer do que andar a brincar às escondidas com uma criança inútil. - o seu tom de voz subira gradualmente, até se transformar numa série de gritos que faziam vibrar os tímpanos de Lua.
- Fui dar um passeio. - repetiu, tentando não demonstrar a tremura na voz.
Rafael levantou-se irritado e começou a andar de um lado para o outro, sempre na mesma direcção. Quando parou, voltou a fixar Lua, cada vez mais irritado. Lua imaginou que o pai deitava fumo pelas narinas.
- É a última vez que te pergunto, Lua! Onde estiveste esta tarde?
Lua não respondeu e fingiu que prestava atenção aos livros que se encontravam na estante atrás da secretária. Todos eles lhe pareciam iguais, mas sabia que as letras eram diferentes. Ainda não aprendera a ler, apesar de o pai já ter contratado um professor para a ensinar.
- Estiveste com o velhote, não estiveste? - aproximou-se tanto de Lua, que esta ficou com dores no pescoço de olhar tão para cima. - Foste a casa desse pobre lenhador outra vez, não foste? - assim tão próximo, Lua viu que o pai poderia ter sido um homem bonito em tempos. Por detrás de todas aquelas rugar, daquele olhar frio e daquele cabelo grisalho, Rafael teria com certeza sido um sucesso entre as mulheres.
Como Lua não respondia, Rafael soltou uma espécie de rugido animalesco e fez algo que nunca pensara fazer: bater na sua filha indefesa.
Lua levou a mão à cara, com as lágrimas nos olhos e olhando com tanta raiva o pai, que se o sentimento agisse a destruição seria total.
Rafael virou as costas à filha e o silêncio fez-se sentir durante longos minutos. Lua só queria sair daquela sala, mas não fugiu, para não parecer cobarde. Segurava bem a sua bolsa entre as mãos. Como se aquele presente do avô lhe pudesse dar alguma força. Limpou as lágrimas com as costas da mão e ergueu a cabeça, preparada para o que se seguisse.
Mas depressa descobriu que não estava preparada para ouvir o que ouviu.
- Se voltas a encontrar-te com esse homem... - Rafael continuava de costas, como de falasse com uma parede. - Ele morre. - e num ápice saiu do escritório, deixando Lua incrédula sentada na cadeira. Lua tinha a certeza de que se estivesse de pé, os seus joelhos teriam cedido. Não conseguiu controlar a torrente de lágrimas que assaltava os seus olhos e sentiu a sua cabeça muito pesada... como os adultos, quando sentem o peso das responsabilidades.

1 comentário:

  1. Oláaaa, novamente!

    Ainda não sei o que está dentro do embrulho...hmmm...XD

    Nunca pensei que o Rafael batesse na filha...tá maluco!=s
    Mais uma vez, gostei de ler o excerto. Está muito bem descrito...até já tenho o filme a desenrolar na minha cabeça...o cenário e tudo!eheh.Continua!!!

    Beijinhos!MUAH!=)

    ResponderEliminar

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela