sábado, 1 de junho de 2013

"Are you Spanish?"

Esta é provavelmente a pergunta que mais vezes me fazem, mas já lá vamos.

Uma semana após aquele que foi um dia de muitas emoções (post anterior) e depois de passar dias a ver e rever todos os vídeos e fotos referentes a esse acontecimento (e de chorar de saudade/emoção com alguns deles) eis que outro grande acontecimento se aproxima: após três meses de "jejum" voltarei a pisar terras lusitanas dentro de 3 dias. Até sonho com isso! Para começar vai ser um desafio andar de avião "sozinha" (o Renato não vai, achamos que não existia a necessidade de irmos os dois para tratar de assuntos que um só pode tratar... e como ele é que tem um emprego fixo...). Depois vais ser um desafio conseguir controlar o meu tempo: visitar família/amigos, cafézinhos com o pessoal, cabeleireira (porque eu não me arrisco a ir aqui às cabeleireiras, ainda saio de lá careca!), compras, sessões fotográficas... vai ser giro, vai!
Claro que há prioridades: passar algum tempinho com os meus pais, dar muitos mimos na Guinchas e visitar o meu afilhado (e surpreendê-lo com uma PSP - é desta que me torno na madrinha "fixe" que todos os putos querem ter :p) são algumas delas. Mas como eu adoro controlar e planear, espero ter tempo para tudo.

Mas até lá ainda faltam uns dias...

Por aqui as coisas vão bem. Eu pelo menos considero que vão bem. Pelo menos eu saio à rua e apetece-me sorrir (normalmente tento não o fazer, principalmente se estiver sozinha. Mas às vezes sai-me. Já vos contei o episódio da bexiga? Vou contar: eu e o R. íamos na rua e eu estava a contar que li algures que para decorarmos uma palavra numa língua diferente da nossa devemos repetí-la pelo menos 20 vezes para que ela se torne familiar. E a dada altura eu afirmo preciso de ir à casa-de-banho porque a minha bexiga está a rebentar. Vai daí pergunto: "Como se diz bexiga?" E ele: "Bladder." Bem, ainda demorei alguns segundos a perceber o olhar constrangido do R. quando eu comecei a repetir, em voz alta e no meio da rua, a palavra bladder!) Continuando... se uma pessoa sai à rua e tem vontade de sorrir, é porque as coisas estão mais ou menos bem, certo? Pronto.

Esta semana tivemos dois (2!) dias de céu limpo e com 19º! Ok, pode não parecer muito, mas aqui é MUITO! As pessoas sairam à rua, ocuparam os jardins e realmente esteve calor. Eu pelo menos já me habituei às temperaturas. Só para terem uma noção, na 5ª feira saí do trabalho perto das 23h, ainda não estava completamente noite e estava tanto calor que eu vim de t-shirt até casa!

Por falar em 5ª... isto de ser trabalhadora casual tem as suas vantagens. A principal desvantagem é que te podem chamar em cima da hora. A vantagem (além de pagarem :p ) é que pode-se apanhar trabalhos brutais. Tipo aqueles de servir cervejas durante o concerto dos Journey e White Snake. Priceless. Na 5ª foram os Tourism Awards "Something" e havia um jantar de gala/gourmet e lá fui eu, que nunca servi à mesa, servir senhores e senhoras todos aperaltados e pipis! Nada de complicado, era mesmo só servir vinhos, e depois entregar os pratos (ai que aquela sobremesa tinha tão bom aspecto!). Não sei se eram todos assim, mas a mim calhou-me uma mesa de 4 senhores e 4 senhoras extremamente simpáticos e educados, fiquei agradavelmente surpreendida!

Quando ao título do post... a verdade é que Belfast está a ser "invadida" por uma quantidade brutal de espanhóis. Alguns até me metem pena! Já contei sobre o M., um "rapaz" espanhol que tirou os cursos comigo? Acho que não... bem, ele é casado, tens dois filhotes, fala pouco inglês e percebe ainda pior, e às vezes, durante os intervalos do curso, dava com ele a ver no telemóvel vídeos dos filhos, que estão com a mulher em Espanha. Até se me formou um nó na garganta. Fiquei a saber que esta semana ele conseguiu um emprego como housekeeper num dos maiores hoteis de Belfast. Fiquei mesmo contente!
Adiante, como estava a dizer, há mesmo muitos espanhóis a vir para cá, à procura da oportunidade que não tiveram no país deles (faz lembrar alguém?) e então de cada vez que conheço alguém (principalmente no IKEA) e eu digo o meu nome, perguntam-me automaticamente: "Are you Spanish?" E quando digo: "No, I'm Portuguese" a resposta é automática: "Oh, Algarve!" Pois é, queridos leitores, aqui já toda a gente esteve no Algarve, toda a gente diz que Portugal é o sítio onde tiveram as melhores férias e alguns ainda dizem que têm férias marcadas para Portugal. Portanto, Portugal está no mapa! (apesar de na cabeça deles ser apenas Algarve, mas também não se pode pedir tudo!)

E pronto, o post já vai longo, alguns já adormeceram após o episódio da bexiga, então é melhor parar por aqui.

Vemo-nos em terras do rei ;)