sexta-feira, 2 de março de 2012

O porquê de se fazer Geocaching...

Já aqui disse que eu e o R. somos amantes desta prática. Há várias razões porque devemos fazê-lo:

- É divertido;
- Dá-nos a conhecer recantos que nos passam ao lado na "azáfama" do dia-a-dia;
- Torna-se engraçado o facto de o (tentarmos) fazer discretamente;
- É um óptimo desporto;
- É um bom pretexto para uma pequena ou uma grande viagem;
- (...) e por aí fora...

Como está mencionado no post anterior, eu e o R. celebramos, no passado Domingo, 5 anos juntos. E, tendo em conta que ele estava de folga, decidimos passar uma tarde diferente (a ideia era ir ao Porto a uma feira de anime, mas o J. e a V. disseram que já lá tinham estado e que não valia a pena o dinheiro). Visto terem surgido várias caches no centro da cidade (incluindo uma a 10 metros do nosso prédio), fomos à procura delas. Digamos que foi uma tarde bem produtiva, "cada tiro, cada melro". Até a do Toural, que a gente pensou: "Com tantas pessoas por aqui, vai ser impossível fazê-la!", mas afinal foi muito fácil logar a dita. E até deu para registar um pormenor, bem no centro da cidade, que nos passa completamente despercebido... já repararam que, em tempos, alguém tinha parte da muralha no quarto ou na sala?!

Por fim, restava-nos apenas uma: "Praça da Oliveira".

"Ora, imensa gente a passear num Domingo à tarde... não vai dar para fazê-la hoje... vamos apenas tentar descobrir onde ela está e voltamos cá noutro dia para fazer o log."

Pelo caminho (e em jeito de publicidade, porque achei imensa piada) fomos à nova loja de gomas, no centro histórico:


Terapia da Goma: a ideia é encher o frasco com o medicamento (gomas) até não caber mais, escolher um rótulo (no meu caso: "para quem gosta de sorrir", mas há outras muito engraçadas) e pronto, "as rápidas melhoras" ;)

Continuando... tal como previsto, Praças de Santiago e da Oliveira completamente à pinha! Avançamos para o local onde deveria dar a coordenada... e eis que vemos um grupo de 15 (estimativa visual) jovens a fazer um enorme alarido e à procura de algo atrás de poste com a planta da cidade.

"Hummm... será que estão à procura de uma caixa?!"
"Hummm... acho que não... para começar, não são nada discretos... além disso, pela pista, sabemos que a caixa não está ali."

Seguimos o nosso caminho, mas paramos um pouco mais à frente. Sentá-mo-nos, tomamos a medicação (gomas) e metemos a coordenada no GPS. Dava um metro ao lado do que o grupo de jovens parecia procurar.

"E se aproveitasse-mos o alarido deles e fosse-mos procurar a caixa?"

Desafio aceite, passamos por eles, que gritavam coisas como: "Está quase!", olhamos para eles do género: "Gente doida!" e lá vimos o sinal onde a caixa deveria estar. O R. espreita, eu observo o céu (como quem diz, disfarço) e o R. lá pega nela, vamos sentar nas escadas da igreja, e eis que alguém do grupo grita:

"Geocachers!!! Ei, faz o log por mim!"

Pois é, senhores, após quase dois anos de geocaching, tivemos finalmente a sorte e o prazer de nos cruzar com outros geocachers! Aqueles jovens vieram de Vila Real de propósito para fazer uma cache em Guimarães! Super simpáticos, vieram ter connosco, apresentaram-se e convidaram-nos para irmos com eles fazer a tal cache que os tinha trazido à CEC 2012.

E o que faziam na placa com a planta de Guimarães? Procuravam uma caixa já arquivada há meses (ou anos, nem sei bem), mas que ainda lá estava! Caixa essa cujo dono era o K., que fazia parte desse grupo.

E lá fomos nós, fazer a tal cache especial, também ela do K.. É uma letter (em forma de carta/texto, em que nos dá apenas a coordenada inicial e depois temos de seguir as pistas do texto) nos jardins do Palácio Vila Flor. O local da cache é de difícil acesso, pelo que foi óptimo termos feito esta em grupo, porque eu e R. jamais teríamos conseguido fazê-la sozinhos.

Pelo caminho, tivemos a oportunidade de conviver com pessoas amantes deste jogo/desporto (e que amantes! Já fizeram algumas caches invejáveis!) e de conhecer também o Guimarães profundo... por exemplo, vimaranenses, sabem que há um túnel enorme ali pela zona de Couros?... se sim, onde vai dar aquilo?!

E pronto, aqui fica o testemunho de uma tarde bem passada :)

P.s. P'ró Natal, é um GPS destes, "faxabor"! Daqueles próprios para esta actividade, sim? o.o