sábado, 9 de março de 2013

"As cores de Belfast..."

Por aqui as coisas vão-se adaptando a nós... ou nós é que nos vamos adaptando às coisas, não sei bem, mas a verdade é que ao fim de uns dias já temos algumas histórias caricatas para contar aos nossos netos, como aquela da nossa tentativa de ir ao IKEA. Para começar fica longe que se farta e achamos por bem ir a pé (hoje, graças a isso, quase arrasto uma das pernas para andar), depois quando finalmente demos com o IKEA (após hora e meia de passo acelerado) eis que nos apercebemos que entre nós e o IKEA existia "apenas" um aeroporto. Conclusão: estrada errada, desistimos, mais hora e meia para trás e decidimos-nos pela Primark. O que a gente não faz para esticar o dinheiro, porra!

Bem, ao menos entretanto deixamos de ser uns "desterrados" e conseguimos finalmente encontrar um quarto onde viver (e partilhar a casa com um polaco, um romeno e uma brasileira - doce regresso aos tempos universitários).

E ontem tivemos a nossa primeira party. Uma party caseira. Mas uma party! Aqui há muito pessoal estrangeiro e já conhecemos uns quantos, amigos do T. Já conhecemos dois portugueses, uns quantos espanhóis, uma italiana, uma grega e por aí fora.
E como estava a dizer, a party... primeiro: eu e A. fomos comprar um bolo a uma loja chinesa. Sim, aqui as lojas dos chineses não vendem roupa, vendem comida. Para começar aquilo não é bem uma loja, é um armazém. Assim que entrei tive a sensação de que sairia sem um rim :p Depois, aquilo está tudo com rótulos em chinês, é super divertido tentar ler aquilo. Depois, resolvemos comprar o bolo de banana (muito bom, por acaso) porque o outro era Panda Cake, e eu não quero saber o que é panda... além de que o bolo era verde. E depois, super hilariante foi quando vejo numa prateleira o belo do anúncio, sob uma data de produtos: OUT OF DATE. De génio.

Segundo: após o bolo, o café, algumas cervejas e muita conversa (em que eu me comunico por monossílabos e pouco mais, porque ainda tenho dificuldade em falar - o R. diz que me assemelho ao Borat, daí a minha relutância, não é? :p) eis que a colega de casa da A., uma miúda enorme mas super simpática, nos fez o maravilhoso do jantar. Primeira vez que comi mandioca (sabe literalmente a batata!) e ai senhores, que eu pensei que toda a minha boca ardia! A comida era deliciosa, sim, mas existem limites de tolerância ao "picante" :p

Pelo meio de tudo isto, passamos também pela fase da depressão, porque é absolutamente angustiante estar num sítio longe da família, amigos e a Guinchas (ai, o quanto a gente sente a falta dela, porra!), não ter nada para fazer, candidatar-nos a tudo e mais alguma coisa mas como os concursos só terminam dentro de uns dias as respostas ainda não começaram a chegar, então isto acaba por nos corroer por dentro, mas vai-nos valendo estas aventuras e os novos amigos. Também, ninguém disse que seria fácil... E tudo isto a juntar ao facto de a cidade ser muito dark, realmente não é fácil!

Mas como diria a T., uma das pessoas mais simpáticas à face da terra que alguma vez conheci e que tão bem nos acolheu em sua casa:

"You know, Belfast is a really dark city, so sad... but, in some time, you will start to see the real colors in Belfast".

E, como disse o Renato, as verdadeiras cores de Belfast talvez estejam nas pessoas que nos têm acolhido como amigos... sem esquecer os nossos aí desse lado, claro :) Miss you family and friends ;)