quarta-feira, 18 de junho de 2008

5ª Parte do 5º Capítulo "Um dia no castelo"


- Vejo que hoje estás muito bem disposta. Bem melhor que ontem. - estava também já sentado, na cadeira que sempre escolhia, de costas para a paisagem. - ouvi dizer que voltaste a fugir. - Lua não respondeu, mas fitou o professor nos olhos, como se o desafiasse. Oceano sorriu, colocou os óculos que usava para ler e procurou qualquer coisa em cima da mesa. - Muito bem, pequena Princesa, a aula vai começar. Hoje vamos começar a formar palavras, visto que ontem te apresentei a última letra do alfabeto. Em primeiro lugar, quero que me escrevas nessa folha o teu nome, a data e todas as letras que conheces...
A aula durou, como sempre, três horas, em que Lua aprendeu a escrever algumas palavras pequenas, a fazer contas de somar e subtrair e ainda fez um desenho, para se distrair. Durante as aulas, Lua falava pouco. Mas gostava de ouvir o professor contar histórias e experiências. Ela limitava-se a ficar muito atenta.
No fim da aula, tal como prometido, Rossana estava à porta do quarto de estudo, para depois acompanhar Lua até ao quarto. Lua seguia sempre à frente, pois odiava ter de correr atrás de alguém.
- E então, como correu a aula? - perguntou a empregada, sempre disposta a conversar com a menina, apesar de saber que a maior parte das vezes não obteria resposta.
- Correu bem. - respondeu, sem sequer olhar para trás, e quase alcançando a porta do quarto. Abriu a porta e Rossana certificou-se que a Princesa entrava de facto. Não podiam correr o risco de deixá-la fugir novamente.
- Dentro de poucos minutos venho chamá-la para o almoço. - pediu licença para sair e depois fechou a porta. Lua sentou-se na sua cama e pegou na fotografia da mãe.
O quarto já estava arrumado e limpo. Lua nunca soubera quem arrumava o seu quarto, pois esse trabalho era sempre feito quando estava em aula ou, até uns meses atrás, quando estava com a ama. Eram tantos os empregados do castelo, que era impossível conhecê-los a todos. Aqueles que Lua conhecia melhor eram Rossana, Paco, a antiga ama – que entretanto se reformara – e Oceano, que nem era considerado empregado, pois não era permanente no castelo, já que o seu trabalho se resumia a dar três horas de aula por dia. Havia também os seus professores de actividades, mas como só os via uma vez por semana, era como se não os conhecesse.
Quando pousou a fotografia, levantou-se e foi até ao quarto dos brinquedos, que estava ligado ao seu quarto de dormir por uma porta, tal como a casa-de-banho. Era um quarto pequeno e todo ele preenchido pelos mais possíveis brinquedos. No chão tinha uma grande tapeçaria, onde Lua costuma sentar-se com as suas bonecas. Apesar de ser fria e de passar uma infância dolorosa, a menina era apenas uma criança e gostava de brincar ao faz-de-conta, com bonecas e peluches e todo o tipo de acessórios.
Começou a brincar, inventando uma história, e nem deu pelo tempo passar.
Rossana bateu à porta para chamá-la para o almoço, que seria servido dentro de poucos minutos. Lua pousou os bonecos com todo o cuidado onde os tinha encontrado e saiu, depois de lavar as mãos. Quando chegou à sala de refeições, já lá estavam os avós, a quem Lua sorriu, mas o pai ainda não chegara. Sentou-se no seu lugar e esperou, em silêncio. Foi a avó quem falou primeiro.
- Que aprendeste hoje, Princesa? - o seu vestido era desta vez azul celeste, demasiado parecido com o do dia anterior. Lua prometeu a si própria que assim que tivesse idade, passaria a usar apenas calças. Eram mais confortáveis e práticas.
- Aprendi a escrever algumas palavras, fiz contas e fiz um desenho da Floresta. - normalmente nem teria respondido, mas achava que devia ser simpática com os avós, senão poderia correr o risco de ficar em casa na tarde do dia seguinte.
- Vais ver, vais aprender tanto, que um dia destes estás a escrever livros e tudo. - brincou o avô. Lua sorriu, torcendo o nariz. Achava que nunca aprenderia o suficiente para poder escrever uma frase completa, quanto mais um livro. Nesse momento o pai entrou, com o seu ar severo e Lua logo ficou séria. Rafael sentou-se sem nada dizer e fez sinal à criada para que servisse a sopa.
- Não estás a pensar fugir esta tarde, pois não, Lua? - perguntou, enquanto se servia e olhando-a por um segundo.
Foi o Rei quem respondeu.
- A Lua não terá mais necessidade de se escapulir do castelo, pois amanhã iremos levá-la a visitar o avô. - olhou o filho com atenção, à espera que este reagisse.
Rafael olhou de Lua para o pai e deste para a filha, novamente.
- Foste tu que pediste? - o coração de Lua batia muito depressa, com medo que o pai a proibisse de sair ou que fizesse algo pior.
- Não... os avós ofereceram-se para me levar e eu aceitei. - deixou de mexer a sopa, para olhar o pai, com expectativa.
- Não a tragam muito tarde, sabem que ela deve deitar-se cedo.
- Não te preocupes, filho, sabemos a que hora a Lua se deve deitar.
Lua sentiu o coração voltar ao ritmo normal, depois de saber que o pai nada tinha contra o facto de ir visitar o avô, desde que pedisse autorização.
O almoço correu na maior das calmas. Comeram carne assada acompanhada de batatas e mesmo a sopa soube bem a Lua. Mal podia esperar pelo dia seguinte, para visitar o avô. Pensara que não o voltaria a ver, mas tudo correra bem, e tendo em conta a reacção do pai, a menina começava a achar que a ameaça fora apenas uma forma de preveni-la de que não devia fugir.
Após ter comido a sobremesa, subiu para o quarto, onde Rossana lhe escovou os cabelos, que já estavam embaraçados, e lhe deu uma nova roupa para vestir. Naquela tarde, Lua teria a aula preferida da semana: equitação. Para além de poder usar calças, adorava animais e o cavalo era dos seus favoritos.
Vestiu então umas calças castanhas, uma camisola de lã grossa, vermelha, e pegou no seu chapéu de protecção. Treinava ainda num pónei, mas nunca caíra e estava a adorar a experiência.
Saíram do quarto e Rossana acompanhou a menina até ao hall de entrada, onde o professor de equitação a esperava, também trajado a rigor. Foram juntos até aos estábulos, sempre em silêncio, já que nem um nem outro tinham por hábito falar. O professor de equitação era muito profissional e não lhe parecia bem tentar meter conversa com a futura Rainha do reino.