domingo, 26 de maio de 2013

Quando a distância dói...

Eu sei que quase ninguém lê o meu blog (ou pelo menos eu gosto de pensar assim) e daí sentir-me muito mais à vontade para me expor aqui.

Hoje é, estranhamente ou não, um dos dias mais felizes, mas ao mesmo tempo, mais tristes de toda a minha vida (que já não vai tão curta como isso).

O Vitória Sport Clube (mais conhecido como "Vitória de Guimarães") tem 90 anos. Tem uma massa associativa imensa. Tem os melhores adeptos do mundo. Mesmo nos momentos mais difíceis acreditamos e apoiamos. Sempre. O Vitória tinha apenas uma taça (uma Super Taça, em 1987, o ano em que nasci).

Hoje faz-se história: o Vitória acaba de ganhar a Taça de Portugal.

Para muitos pode parecer pouco. Para a minha cidade é TUDO! Vivemos em crise. Meremos isto. Muito. Somos bairristas, somos arruaceiros... chamem-nos o que quiserem, mas amamos a NOSSA cidade e o NOSSO clube. Não nos vendemos para "um dos grandes". Em 2006 vimos o céu desabar quando o Vitória desceu. Mas não viramos as costas. Choramos. Choramos de tristeza e de raiva. Mas erguemos a cabeça e lutamos. Acreditamos.

E hoje estamos aqui. Acabamos de vencer a Taça de Portugal. Porque acreditamos. E assim sinto que é um dos dias mais felizes da minha vida. Choro de emoção e alegria. Mas é também um dos dias mais tristes da minha vida. E choro de tristeza... e de saudade! Hoje, mais do que nunca, tenho uma vontade imensa de estar na minha cidade, com a minha gente, e gritar e rir em conjunto com os meus.


E como diz o nosso lema:

"Aconteça o que acontecer, sou do Vitória até morrer"