quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Como manter o amor...


“Mãe e filha caminhavam pela praia.
A dada altura, indagou a jovem:
- Mamã, como se faz para manter o amor?
A mãe olhou para a filha e respondeu:
- Apanha um pouco de areia e fecha a mão com força…
A jovem assim fez e reparou que quanto mais forte apertava a areia na mão, mais depressa esta escapava.
- Mamã, assim a areia cai!!!
- Eu sei. Agora abre completamente a mão…
A jovem assim fez.
Mas veio o vento forte e levou consigo a areia que lhe restava da mão.
- Assim também não consigo mantê-la na minha mão!
A mãe, sempre a sorrir, disse-lhe:
- Agora apanha outra vez um pouco de areia e mantém-na na mão semiaberta, como se fosse uma colher: suficientemente fechada para protegê-la e suficientemente aberta para lhe dar liberdade.
A menina seguiu as instruções da mãe: a areia não só não lhe escapava da mão como ficava protegida do vento.
- É assim que se faz durar um amor… - concluiu a mãe.”

retirado de uma revista.

7ª Parte do 1º Capítulo "Safira"


Rafael saiu, deslumbrando tudo e todos com o seu porte altivo. Era um rapaz esbelto e de uma extrema elegância. Ao contrário dos seus pais, não ergueu a mão para cumprimentar todos os que o desejavam ver. Limitou-se a sorrir timidamente. Lançou um olhar em sua volta, admirando tudo com curiosidade, e os seus olhos negros fixaram inevitavelmente a rapariga em cima do tronco, com cabelos dourados, que esvoaçavam ao sabor do vento. Safira sentiu um ligeiro rubor subir à face, assim que o seu olhar se cruzou com o de Rafael. Sorriu.
Uma salva de palmas interrompeu o silêncio que se havia instalado, e as raparigas começaram a gritar pelo nome do Príncipe. Rafael desviou, com alguma relutância, o olhar daquela rapariga que tanto o fascinara desde o primeiro segundo.
As pessoas abriram caminho entre si e algumas mulheres, reservadas para aquela tarefa, espalharam no chão pétalas das mais lindas flores existentes na Floresta, formando assim um belo tapete. Cada uma das mulheres transportava consigo um cesto de verga, repleto de pétalas multicolores. O recente tapete de flores conduzia a um dos extremos da Clareira, onde haviam sido instalados os três melhores bancos talhados nos troncos. Cada um deles estava enfeitado com flores brancas e folhas verdes. Assim que o tapete de flores ficou completo, a família Real caminhou sobre ele. Safira ficara bem a meio do percurso e Rafael iria passar a seu lado. Esta visão deixou-a imediatamente com náuseas.
Os três caminharam lentamente, cumprimentando toda a gente com acenos de cabeça e sorrindo em todas as direcções. As pessoas curvavam-se à passagem deles. Algumas raparigas davam pequenos pulos de euforia, tentando chamar a atenção do Príncipe. Mas pouco ou nada conseguiam. Rafael voltara a fixar o seu olhar em Safira. Parecia que algo o prendia a ela. Não sabia explicar se seria o seu jeito simples, se os seus olhos expressivos ou se o seu sorriso enigmático. Apenas sabia que algo nela lhe sugava o olhar.