quarta-feira, 30 de abril de 2008

2ª Parte do 5º Capítulo "Um dia no castelo"



- Dormiste bem, Lua? - perguntou a avó. - Como caíste ontem, podes ter ficado magoada... chegaste alguma coisa para as dores? - a avó não mudara muito desde a primeira vez que Safira a vira, no Baile da Floresta. Tinha mais rugas, os cabelo estava agora entre o castanho e o grisalho, mas a sua postura, o seu sorriso, a sua bondade, tudo continuava igual. Continuava a usar os longos vestidos de roda, mesmo no dia-a-dia. Nesse dia usava um vestido vermelho de seda, enfeitado com rendas. Lua achava ridículo que a avó se vestisse daquela forma. Passava todo o dia no castelo, no escritório com o avô, falando sobre “negócios”, como Lua lhe chamava. Sabia que tratavam de assuntos sobre o povo, qualquer coisa sobre direitos e deveres. Portanto, até um pijama servia para passar um dia inteiro fechado entre quatro paredes. Só de tempos a tempos, os avós saíam, para uma viagem, fosse de negócios, fosse de férias. Lua nunca fora com eles, mas também nunca a haviam convidado. Como Lua ficaria contente se o pai a levasse numa viagem de barco! Como ela gostaria de conhecer o mar. Mas isso nunca aconteceria. O pai não gostava dela, por isso não queria passear com ela.
- Não foi preciso chegar nada, avó, eu fiquei bem. - respondeu, ainda antes de se sentar entre a Rainha e o pai.
- A criada disse que dormiste com a roupa vestida... - comentou o avô. - Que se passou?
Lua olhou rapidamente para o pai, mas este não prestava atenção à conversa, parecia distraído com alguma coisa.
- Estava muito cansada... - e baixou a cabeça, pois sentia-se a corar. Sentia vergonha por se ter deixado adormecer daquela maneira. Agora tinha de responder a perguntas embaraçosas.
- Se não fugisses de casa, não te sentirias tão cansada. - Lua deu um salto na cadeira, pois não esperava ouvir a voz do pai
- Deixa a menina, Rafael! Ela já percebeu que errou, não precisas estar sempre a lembrar. - foi o Rei que entrou em defesa de Lua. O Rei também não estava muito diferente desde há vinte e seis anos, pela altura em que Rafael conhecera Safira. Apenas mais velho, todo o cabelo branco, mas as feições ainda eram as mesmas. Lua sabia que os avós eram mais velhos que o que aparentavam, pois já não tinham grande agilidade, quase precisavam de ajuda para subir a escadaria principal que levava ao segundo andar.
O pequeno-almoço era sempre uma grande refeição, com bolos, leite, sumos, pão e os mais variados acompanhamentos. Sobrava sempre demasiada comida, e a maioria nem era aproveitada para a manhã seguinte. Lua contentava-se com um copo de leite quente com chocolate e um pouco de pão a acompanhar, pois fazia lembrar as tardes passadas em casa do avô. Nesse momento perguntou-se se não voltaria a ver o lenhador e sentiu vontade de chorar. Custava-lhe crer que o pai falasse a sério quando dizia que matava o avô. Mas o pai era tão frio e cruel, que já nem sabia o que pensar. Resolveu investir nos seus interesses e, com a maior naturalidade, rezando para que os avós fossem a seu favor, perguntou ao pai:
- Pai... quando posso ir visitar o avô? - mexeu o leite com a colher, para não ter de olhar o pai.
Rafael parou o que estava a fazer e entrelaçou os dedos das mãos em cima da mesa.
- Falamos sobre isso ontem. - e nada mais disse. Os Reis olharam do pai para a filha, sem perceberem muito bem o que se passava, mas também não quiseram interferir.
O coração de Lua começou a bater demasiado depressa. O pai falara mesmo a sério, agora tinha a certeza disso. Mas ela queria tanto estar com o avô! Não conseguiu comer mais nada e os avós começaram logo a fazer comentários, que a menina andava a comer mal, que estava muito magrinha e pálida. Assim que pôde, Lua pediu licença e levantou-se da mesa, quase com lágrimas nos olhos. O Rei e a Rainha perceberam que algo se estava a passar com Lua. A menina costumava ser muito calada, mas agora estava triste, para além de pouco faladora. Só o pai parecia não se importar com os sentimentos da menina.
Lua subiu para o seu quarto, onde costumava brincar durante alguns minutos, antes de um professor a chamar para as aulas de escrita e leitura. Nesse dia não brincou, limitou-se a sentar-se na cama e olhar o retrato da mãe. Nunca visitara o local onde a mãe estava sepultada, pois o pai nunca lhe dissera onde ficava e o avô dizia que ainda era muito nova para visitar um lugar desses. Apenas sabia que a mãe estava numa capela no meio da Floresta, no mesmo sítio que a avó.
Mesmo que quisesse brincar nessa manhã, Lua não teria tido oportunidade, pois alguns minutos após ter subido, alguém bateu à porta do seu quarto.