segunda-feira, 21 de julho de 2008

"Eutanásia: crime ou prova de amor?"


Bem...

Ontem cedi aos "caprichos" da TVI e vi o "Caso da vida". Claro que tive de me sujeitar a fazer zapping, esperando que o raio do programa começasse e quase desesperei com os "curtos" intervalos de meia-hora. O tema de ontem era do meu interesse: Eutanásia. É um assunto sobre o qual ainda não tenho opinião formada, nem mesmo depois de ver o "Caso da vida" de ontem. (Resumidamente, a história falava sobre um casal apaixonado, realizado e muito feliz. O rapaz tem um acidente e fica para sempre agarrado a uma cama, sem se poder mexer. Além de que está ligado a um ventilador e em breve entrará em coma. Perante este cenário, ele pede à esposa que o ajude a morrer.)

Acho que apenas poderia formar uma opinião concreta sobre este assunto se tivesse a infelicidade de passar por essa situação... porque quando me ponho a pensar nisto, pergunto-me até que ponto a eutanásia não é um suicídio por parte de quem a pede, e um homicídio por parte de quem a "dá"... é um tema que me faz bastante confusão, e que me deixa incomodada, porque não sou contra nem a favor. Se por um lado, se eu estivesse presa a uma cama, ligada a máquinas, em estado quase vegetativo, e estivesse a sofrer, acabar com o sofrimento é uma hipótese, por outro, a incerteza do que há para além desta vida deixa-me de pé atrás...

E se me pedissem ajuda para morrer? A grande questão neste "Caso da vida" é: crime ou prova de amor? Seria eu capaz de fazer uma coisa dessas, mesmo amando muito essa pessoa???

...