sexta-feira, 30 de maio de 2008

3ª Parte do 5º Capítulo "Um dia no castelo..."

E faz hoje exactamente um mês desde a última vez que deixei um post sobre o livro... então aqui fica, um excerto mais do estilo descritivo, pois não avança grande história, mas que deixa uma luz no fundo do túnel à "nossa" pequena Lua... Espero que gostem... e que comentem, pois eu gostava mesmo de saber a vossa opinião :)





- Sim? - respondeu Lua, intrigada. Ainda era muito cedo para o professor aparecer. Porém, foi o empregado que tratava dos negócios com os avós quem abriu a porta do quarto e espreitou timidamente.
- Menina, os seus avós pedem-me que a leve até ao escritório. Querem ter uma conversa consigo. - Lua sentiu-se excitada e assustada ao mesmo tempo. Excitada porque nunca entrara no escritório dos negócios. Assustada porque os avós nunca a tinham chamado para uma conversa particular.
Levantou-se e saiu, com o empregado atrás. Todas as pessoas que trabalhavam no castelo usavam farda. As cozinheiras vestiam roupa branca, com um avental branco e um chapéu branco. Tudo imaculadamente branco. As senhoras, e que eram muitas, que tratavam da limpeza do castelo usavam um vestido azul celeste, pelo joelho, com uma avental branco por cima. Os homens que tratavam do jardim vestiam sempre uma camisa e calças castanhas. Rossana tinha um vestido igual ao das senhoras da limpeza, mas em cor-de-rosa. Os cocheiros vestiam-se a rigor, com roupa toda preta. Eram os criados mais elegantes. E depois havia o empregado que estava no escritório dos avós, que usava calça e camisa azul escuro. Era ele que tratava de todos os recados dos avós, que fazia os telefonemas, que servia café e chá aos Reis. Era o empregado mais importante do castelo, pois Lua sabia que era o único em quem os Reis confiavam.
Enquanto caminhava para o escritório, Lua perguntava-se sobre o assunto da conversa. Será que os avós também a iriam repreender por ter fugido de casa na tarde anterior? Será que também lhe iam bater? Só de pensar nessa possibilidade, o seu coração começou a bater mais depressa. Paco, assim se chamava o empregado, seguia à sua frente, com as costas muito direitas e quase sem dobrar as pernas. Lua sabia que um dia teria de andar assim, toda esticada, quando fosse a Rainha da Floresta Dourada. E essa ideia desagradava-lhe. Nem mesmo sabia se queria ser Rainha. Mas ainda era muito nova para decidir. Uma coisa era certa: assim que aprendesse a ler e a escrever, iria ter aulas de etiqueta, onde aprenderia a comportar-se e a agir como uma princesa. O dia por que Lua mais ansiava era o dia em que seria apresentada no Baile da Floresta. Sabia que teria muitos anos para esperar, mas o contacto com o mundo exterior excitava-a. Será que apenas nesse dia voltaria a ver o avô? Só a ideia era horrível!
Pararam de repente: tinham chegado às portas do escritório. Eram umas portas enormes, de madeira dourada, com alto relevo desenhado. Tinham uns batentes enormes, em forma de folha de árvore. Foi Paco quem bateu e logo se ouviu a voz do Rei:
-Entrem. - o empregado desviou-se para que Lua entrasse e de seguida entrou ele, fechando a porta atrás de si.
Lua começou logo a olhar em volta, vendo tudo com muita atenção. Era uma sala com aspecto rústico e muito escura. Iluminada por velas e candelabros, era provavelmente a divisão mais escura de todo o castelo. Todas as paredes estavam tapadas por estantes de madeira, carregadas de livros e papeis. Lua nem queria saber o que para lá estava escrito. Podia apostar que na biblioteca do castelo haviam menos livros do que naquele escritório.
Os avós estavam sentados em cadeiras almofadadas e forradas a veludo preto, muito elegantes. Os seus braços eram dourados e adornados com folhas semelhantes às dos batentes das portas do escritório.
- Senta-te, minha linda. - pediu a avó, sempre com o seu sorriso bondoso e olhos brilhantes rodeados por rugas.
Lua sentou numa cadeira semelhante àquelas em que os avós estavam sentados, mas um pouco menos trabalhada e sem braços. Sentiu-se confortável, mas o seu coração batia acelerado. Teria feito asneira?
- Paco, podes esperar do lado de fora? - o empregado fez uma ligeira vénia e saiu, fechando a porta o mais silenciosamente possível.
Agora eram só eles: Lua e os avós. Entrelaçou as mãos sobre o colo, sentindo o sangue pulsar com toda a força, e tentando recordar-se do que fizera para merecer um castigo. Será que os avós estavam zangados por ela ter fugido de casa no dia anterior? No entanto, pela cara dos avós, Lua duvidava que fosse receber um castigo naquele momento. Ambos sorriam, um sorriso genuíno e então Lua começou a ficar confusa.
- Porque me chamaram aqui? - arriscou-se a perguntar. O avô desviou o monte de papeis que ocupava a secretária, e retirou com cuidado o tinteiro e a pena, que pousou na mesinha redonda ao seu lado, onde estava também uma grande jarra com limonada e alguns copos lavados.
- Minha querida... - começou a avó, debruçando-se sobre a secretária, para que Lua a pudesse ouvir melhor. - Reparamos que tens andado um pouco em baixo. Pareces triste, e então ontem partiste-nos o coração. Eu e o teu avô temos conversado sobre isso... - olhou rapidamente para o Rei, como que pedindo autorização para continuar. O avô acenou com a cabeça e a Rainha continuou. - Há alguma coisa que te está a magoar? Ou então, precisas de algo? Qualquer coisa, minha querida. O que quer que te faça mais feliz, tentaremos o impossível para te satisfazer. - ficaram à espera da resposta de Lua, ansiosos.