domingo, 13 de outubro de 2013

Gastronomia? Mas isso existe por estas bandas?

E para começar esta minha nova "rúbrica", nada melhor que dar os louros ao meu querido país. Se há sítio onde se come bem é em Portugal. Tenho dito.
Falemos então da comida inglesa/irlandesa (o que lhe queiram chamar).
O que é mais típico por cá? Ora, temos os famosos "Fish&Chips" (que eu confesso com imenso orgulho que nunca provei nem o pretendo) que não passa de (chanãaaa) batatas fritas com peixe frito! E atenção, o peixe é, nada mais nada menos, que bacalhau fresco (que sabe quase ao mesmo que pescada) - pois, porque eles não conhecem o "fiel amigo" como a gente o conhece. "Bacalhau salgado? Vá de retro!" E em cada esquina (mesmo aqui na rua ao lado) há restaurante disso. É um cheiro a óleo velho que me faz pensar que o MacDonald's é saudável.

Àparte o "Fish&Chips", há outros pratos típicos. A "Guiness Pie", por exemplo, que também nunca provei nem pretendo, mas isso é porque eu detesto massa folhada. Há também o "Irish Stew", que eles consideram assim tipo um marco na culinária, mas diz quem já provou (também ainda não provei, é verdade) que em nada (ou quase nada) difere do nosso estufado. Acho que é feito com cordeiro, mas não garanto. Há também as "Jacket Potatoes". Não passa de uma batata cozida (mas uma senhora batata), abrem ao meio e depois metem coisas lá dentro. Queijo ou atum ou "Coleslaw" (que é uma "salada" de coisas com maionese, nem sei o que leva) ou outra coisa qualquer lá dentro. É bom. Vá, não é nada de especial. Nem enche muito o bandulho. Mas come-se bem. E há os scones. Isso sim, e dou a mão à palmatória, eles sabem fazer. Scones e muffins, sim senhor, alguns são mesmo deliciosos. Mas depois há o problema que é: eles AMAM sultanas ou uvas passas ou o que queiram chamar àquilo. Eu detesto essa porra. Eles vendem disso aos sacos de 3kg! E depois enchem os scones daquilo. E uma pessoa vai ali ao "café" e pede um scone e eles perguntam logo: "Fruit?" Que é a tal coisa das uvas passas. Na experiência que tive no restaurante (aquele de 2 semanas, que foi o culminar dos cursos todos que tirei e em que eu fui a barista... falei disto, certo?) alguém me pediu um scone. E eu: "Ah e tal, temos normal, com cereja ou de fruit..." Assim que eu digo "fruit" os olhos da pessoa até brilharam. É algo que eles pura e simplesmente adoram! Aposto que comem daquilo aos pacotes em casa. Chiça! Vejam lá que no Hotel onde trabalhei, houve um dia em que me pediram para cortar o bolo da noiva em fatias. Aquela m**** (que não há outro nome, porque os próprios dos ingleses/irlandeses detestaram aquilo) não era mais que um conjunto de passas todas apertadas umas contra as outras! Nem farinha aquilo tinha!
Adiante. E batatas fritas? É ainda pior que passas! Eles comem "chips" com tudo! TUDO! Primeiro dia cá e fomos a um restaurante Italiano com o T. (ainda não conheciamos nada, ele fez-nos a tour, e aquele restaurante é realmente barato) e qual não é o meu espanto quando o R. pede pizza e lá vem a pizza com batatas fritas! Agora até já me habituei, mas ao início era coisa do outro mundo. E melhor! Eles adoram meter vinagre nas batatas fritas!!! Esta gente é completamente possuída!
E quanto a pequenos almoços? Então, temos o famoso "Ulster Fry": salsicha frita, bacon frito, cogumelos fritos, tomate frito, ovo frito, pão de forma frito, pão de soda frito, pão de batata frito e panqueca frita. Tudo isto no mesmo prato (dependendo do sítio, panqueca não é muito comum). Confessem lá, já vos subiu o colesterol só de ler, certo? E com que se acompanha? De preferência com uma bebida energética, claro! (Normalmente oferecem o chá ou o café, mas é comum vê-los beber bebidas energéticas ao pequeno-almoço).
A educação alimentar é mesmo horrível, aqui vê-se pessoas tão gordas que põe os particiantes portugueses do "Peso pesado" (era assim, não era? Aquele programa da SIC) a um canto. Sério! Mas tudo isto começa de pequenino. Aqui não há Cerelacs e Milupas e Nestuns. Ou seja, os bebés passam à frente essa fase. Depois do leite toca a encher o bebé de batata frita e MacDonald's. Não estou a gozar! Já vi crianças muito pequenas comerem no MacDonald's! E pior, já vi uma criança de 2 a 3 anos a beber um Red Bull. Verídico! É horrível.

Portanto, não há comida como a nossa. Há uma semana fomos a uma cidade aqui perto, Portadown. Descobrimos lá uma loja portuguesa e um restaurante português. Foi Natal mais cedo, minha gente! Foi trazer bolachas Maria (que aqui só existe uma marca e é caríssima. Porque se é para comer bolachas, então que seja com cremes e chocolates e afins. Bolacha Maria? Não, isso é para meninos!), bolachas de canela, rissóis, a A. e o A. trouxeram alheiras... bem, foi Natal mais cedo, como já disse. E depois fomos almoçar ao Don Silva's. Ai senhores, que grande quantidade de comida! Mas comida a sério: espetadas, frango, costelinhas (tudo grelhado!), com batata frita e arroz e salada, tudo acompanhado de um Sumol e para terminar um café português e ainda trouxemos natas e uma bola de berlim. Foi mesmo muito bom!
E o café? Bem, um café para eles é um balde de água com uma coisa castanha. É simplesmente intragável, a não ser que se meta açúcar/leite. Claro que se pode pedir um "expresso" (dito café em Portugal), mas é preciso ter a sorte de encontrar um que valha a pena. É que pagar £1.5 por um café e depois sair uma porcaria é de bradar aos céus! E pronto, fala a pessoa que começa amanhã a trabalhar num dos cafés mais famosos a nível mundial.

E sabem o que foi o almoço hoje? Bacalhau! Porque trouxemos de Portugal um bacalhau inteiro. E portanto de vez em quando lá fazemos de conta que estamos em casa.