segunda-feira, 9 de junho de 2008

4ª Parte do 5º Capítulo "Um dia no castelo"

Bem, só uma coisinha...como esta parte ainda não está revista e corrigida, e como tudo isto não foi escrito no mesmo dia (só se eu fosse a Super-Mulher!!!), pode haver discrepâncias... Se não estou em erro, já no excerto anterior aparece a personagem Rossana. Acho que ela não foi bem apresentada...a Rossana é a empregada que cuida de Lua (aquela que a vai acordar e tal...). Pronto, boa leitura...

A menina baixou o olhar, com uma enorme vontade de chorar. Claro que algo a andava a magoar, mas não podia contar aos avós! Apesar de tudo, era ela quem sentia vergonha e não queria fazer queixa do pai. Além disso, tinha medo de que ao contar o que se passara, o pai cumprisse a promessa. E Lua não queira arriscar. Preferia passar o resto dos seus dias sem ver o seu querido avô. Imaginá-lo morto era já demasiado doloroso. Engoliu em seco e ergueu a cabeça, esboçou um sorriso e encarou os avós.
- Não preciso de nada. Está tudo bem comigo. - e preparava-se para se levantar, mas a avó insistiu.
- Lua, somos teus avós, gostamos muito de ti e estamos preocupados contigo. Queremos saber porque tens andado assim tão triste. É porque o teu pai não te deixa visitar o teu avô? - Lua sentiu os olhos encherem-se de lágrimas. Afinal os avós sabiam o que se passava. Será que também concordavam com o pai? O Rei pegou na mão da Rainha e sorriu para a neta.
- Lua, querida, sabemos que gostas muito do teu avô, e compreendemos o porquê. Ele é a única pessoa capaz de falar da tua mãe. Mas não precisas de fugir para ir visitá-lo. - levantou-se, fazendo a chama da vela mais próxima tremer, e aproximou-se da menina. Lua olhou o avô na espectativa e este passou-lhe a mão pelo cabelo, carinhosamente. - Minha linda, se queres visitar o teu avô, nós mesmos te acompanharemos à Floresta.
Lua sentiu uma grande vontade de abraçar o avô paterno, mas não se atreveu.
- Está a falar a sério? Eu posso mesmo visitar o meu avô.
- Claro que podes, Lua. - respondeu a avó, ainda sentada. - Apenas tens nos pedir. Não precisas de fugir. Hoje não podemos sair daqui, pois temos em mãos um monte papelada para resolver, mas o que dizes de irmos à Floresta amanhã, ao início da tarde? - ao ver a alegria nos olhos da neta, as rugas da Rainha pareciam até ter desaparecido. Há quanto tempo não esperavam ver a neta feliz? Não gostavam de se intrometer na educação que Rafael escolhera para a filha, mas há muito que admitiam que o filho estava a ser negligente com a menina, que de tanta atenção precisava.
- Isso seria óptimo! - exclamou, levantando-se. - Amanhã a seguir ao almoço vão levar-me a ver o avô?
- Sim, vamos. - a avó também já estava de pé, ao lado da menina. - Agora, se quiseres podes ir, tens o teu professor à tua espera. - Lua agradeceu, empolgada, e saiu. Paco, que estava do lado de fora, fez-lhe uma pequena vénia e acompanhou-a de novo até ao quarto. Pelo caminho Lua sorria, pois afinal podia ir visitar o avô, bastava pedir. E desta vez o pai não lhe poderia fazer nada, pois tinha o apoio dos avós paternos.
Assim que chegaram à porta do seu quarto, Paco fez novamente uma vénia e retirou-se, de volta ao escritório, depois de perguntar se Lua necessitava de algo. A pequena Princesa respondeu que não precisava de nada e entrou no quarto, onde pouco depois seria chamada para a aula do dia. Naquele tempo livre que tinha desde o pequeno-almoço e a aula, costumava ir para a varanda do seu quarto, olhar o mundo lá fora. Ou então pegava num dos seus livros cheios de imagens, inventando uma história, pois ainda não aprendera a ler correctamente. Havia dias em que acordava cheia de vontade de aprender, mas dias havia em que apenas queria fica fechada no seu quarto. Naquele momento sentia-se com vontade de ter aulas e aprender a ler e fazer contas e tudo o que fosse preciso para se tornar numa menina inteligente.
Não estava há mais de quinze minutos no quarto, sentada na cama, quando Rossana, a criada, entrou.
- Menina, o seu professor espera-a no quarto de estudo. - Lua levantou-se rapidamente, atirou o cabelo para trás e saiu depois de Rossana, que fechou a porta atrás de si. As regras do castelo diziam também que o empregado que fosse buscar a menina ao quarto era responsável por depois a deixar novamente no quarto. Para que pudessem saber quem fora o último a ver Lua. Assim, Rossana desceu as escadas com Lua, até ao quarto de estudo.
- Virei buscá-la daqui a três horas. Boa aula. E retirou-se, para cumprir outras tarefas. Bateu à porta do quarto de estudo. De lá de dentro a voz grave do professor ordenou que entrasse. Foi o que Lua fez, fechando de imediato a porta.
- Bom dia, pequena Princesa! - o Professor Oceano era ainda novo, não teria mais que vinte e cinco anos. A sua voz era grave, mas o seu rosto de feições suaves, com olhos grandes, cor de mel, pele muito lisa, lábios salientes e cabelo muito curto, escuro. Lua achava-o muito bonito e por vezes imaginava que Oceano era o seu pai e que brincavam juntos. Mas naqueles três meses, desde que se tinham conhecido, apenas eram aluna e professor.
- Bom dia, professor Oceano. - sentou-se no seu lugar, ainda a sorrir. O quarto de estudo era provavelmente a divisão mais iluminada do castelo. Duas das suas paredes eram substituídas por vidro, para que a luz do sol penetrasse com facilidade e quando anoitecia, uma centena de luzes no tecto se acendia, para que pudessem sempre usufruir daquele quarto. Não era muito grande, o quarto de Lua era um pouco maior. Na parede oposta à porta, havia uma estante com resmas de papel branco e nas gavetas podia encontrar todo o tipo de tinteiros e penas e também canetas e lápis. Os avós queriam que Lua treinasse bem a sua escrita com pena, pois era mais elegante, mas compreendiam também que a menina usasse caneta, por ser mais prático.
No centro do quarto havia uma grande mesa redonda, com meia dúzia de cadeiras almofadadas à sua volta. Em cima da mesa estavam já folhas e material de escrita para a aula.

Artes de Fada...


Bem, queria apenas recomendar (às meninas, principalmente) que visitem o blog

http://artes-de-fada.blogspot.com/... tem coisas muito fofas!!!

Bj...