quarta-feira, 5 de março de 2008

4ª (e última) Parte do 3º Capítulo "Morte e Vida"



Todos os convidados se sentaram, esperando o início do baptizado. Então os Reis, Rafael e o velho lenhador sentaram-se também. Apenas o Iluminado ficou de pé. Uniu as mãos em frente ao peito, encarou a multidão e começou.
- Irmãos, como sabem estamos aqui para assistir ao baptizado da pequena Lua. Como manda a tradição, o dia escolhido é o dia do seu primeiro aniversário. E como todos sabem, com certeza, esta data é também marcada pela triste perda da mãe desta menina. Portanto, antes de começar a festa, gostava que todos fizessem alguns segundos de silêncio, gostava que relembrassem o quanto Safira era importante na vida dos seus familiares e amigos. – O velho lenhador e Rafael deixaram cair uma lágrima sofrida. Todos fizeram silêncio e até a pequena Lua pareceu perceber a solenidade daquele momento, pois parou o seu monólogo que começara há alguns minutos. – E agora vamos começar então a cerimónia. – O Iluminado falou da importância de uma nova vida e do apoio que Lua deveria receber do pai e dos avós. Depois, dois criados trouxeram para uma mesa ao lado do Iluminado uma pia com água do rio. A Rainha tirou o vestido de Lua e meteu a menina na pia. Lua começou a rir, feliz, pensando que estava apenas a tomar um banho rotineiro. O Iluminado formou uma concha com a palma da mão e verteu água por todo o corpo de Lua, que em momento algum reclamou. Bateu com as mãozinhas na água fresca e soltou uma gargalhada que deliciou toda a gente.
- Lua, que a pureza e a frescura da água façam de ti um ser humano humilde e forte, simples e vencedor. – eram as palavras que o Iluminado tinha de dizer em todos os baptizados. A Rainha, assim que estas palavras foram ditas, tirou Lua da pia e o avô materno, o seu Protector, cobriu-a com uma toalha branca.
Rafael nunca ergueu o olhar para ver o que faziam com a sua filha. Alguns, poucos, convidados repararam nesse facto, comentando entre si. Uns compreendiam a posição de Rafael, sabiam o quanto ele amava a mulher e o quanto fora inesperada a sua morte. Outros acusavam-no em silêncio de ser demasiado frio para com a sua filha, que não tinha culpa da morte da mãe.
A seguir à cerimónia seguiu-se um belo lanche, no salão de festas do castelo. Todos comeram e beberam os mais variados pratos. Lua passeou de colo em colo, distribuiu sorrisos por todos e ainda deu uns passitos por entre as mesas. A Rainha andava sempre de volta dela, preocupada com a possibilidade de Lua se magoar. O velho lenhador olhava embevecido para a neta. Gostava de lhe pegar ao colo e beijar-lhe a face. O Rei andava de um lado para o outro a cumprimentar os convidados. Rafael fechou-se no quarto e não o voltaram a ver naquele dia.
O tempo foi passando e Lua crescia a olhos vistos. Era o orgulho dos avós e a felicidade daquela casa.

Um ano!


Já lá vai mais de uma semana, mas queria apenas marcar aqui uma data especial... obrigada por um ano mágico, meu anjo!