segunda-feira, 25 de maio de 2009

Palestra


No âmbito das comemorações do Dia do Autor (23 de Maio) fui convidada, como já tinha dito, para dar uma palestra na Escola EB 2/3 Gil Vicente, a minha antiga escola. E lá fui, toda "pipi" por aí fora, sem saber muito bem o que iria encontrar. Fui muito bem recebida pelo professor Lourenço e pelo professor Álvaro (que me deu aulas de Português no 8º ano). E quando eu pensava que não ia aparecer ninguém, eis que a Biblioteca ficou a abarrotar de crianças do 6º ou 7º ano... e eu já a ficar com medo!!! É que eu não tenho boas recordações daquela escola... de certa forma, sofri um pouco de bullying, até mesmo da parte de um ou outro professor, que diziam que "era estranha"... bem, eu sempre ouvi dizer que os escritores são pessoas estranhas :P Felizmente, esses professores já não dão lá aulas...
A palestra correu muito bem, falei sobre mim e apresentei o meu livro (ainda vendi alguns :D) e os miúdos foram amorosos! No fim quiseram fazer perguntas (desde "Onde e quando escreves" "Quem te incentivou" "O que sentes quando escreves" até "Quanto custa o livro") e ainda se ofereceram para ler 2 capítulos aos colegas... e um pequeno miúdo que leu um capítulo chegou-se ao pé de mim, no final, e disse: "Tu escreves de uma maneira muito suave, não escreves? Quando comecei a ler senti-me nervoso, mas depois esqueci o nervosismo, por causa da maneira como escreves..." e foi ao ouvir estas palavras tão simples, ver aquele olhar tão ansioso que eu esqueci tudo o resto e percebi que é naquela simplicidade que está o verdadeiro sentido da vida.
Fiquei mesmo tocada :S
E também fiquei a saber que o meu livro tem sido muito requisitado lá na Biblioteca da Escola e que o professor Lourenço já ouviu mesmo duas meninas conversarem e uma aconselhar o livro à outra... bem, uma coisa é os meus amigos dizerem que o livro é bom... outra é pessoal que nunca me viu!
Reparei, num momento de lucidez, que ainda está lá em exposição um quadro que eu pintei no meu 7º ano... que recordações!!!
Pronto, foi uma tarde bem passada, sempre serviu para esquecer momentos menos bons do passado...