domingo, 22 de janeiro de 2012

Imagem gravada...

Hoje, eu e o R. vínhamos descansados da vida na auto-estrada, dentro dos limites de velocidade e eis que passam uns senhores de moto (daquelas bonitinhas e possantes) em excesso de velocidade (comum acontecer). Um deles passou por nós a uma velocidade que não devia ser inferior a 200km/h. Resmunguei contra a falta de civismo destas pessoas, mas pronto, lá esqueci o assunto.

Minutos depois, cenário:

- Um dos senhores das motos a esbracejar completamente desesperado;
- Nós (e quem vinha atrás de nós) toca a travar em plena auto-estrada porque alguém está a esbracejar à nossa frente;
- Um outro senhor das motos está deitado na berma da estrada, completamente esfarrapado (e sabe-se lá mais o quê, foi tão rápido que não consegui captar tudo). Eu acho que ele estava a contorcer-se, o R. acha que ele estava estático. Eu prefiro acreditar na minha opção;
- A moto do senhor que sofreu o acidente estava empenada juntamente com um carro;
- A moto do senhor que esbracejava para que não atropelássemos o amigo acidentado estava abandonada bem no meio da berma.

E seguimos viagem, porque a lei não nos permite parar, além de que não iríamos prestar qualquer auxílio, já que não temos qualquer formação para estes casos, mas:

- É duro ver uma coisa destas;
- Há pessoas que não têm mesmo consciência de que põem a própria vida e a dos outros em perigo, pois não?!;
- A imagem que me fica guardada, mais que a do senhoresfarrapado e que não deve ter ficado muito bem, é a da aflição do amigo a esbracejar para que tivéssemos cuidado...

É velha, mas é verdadeira: "Mais vale perder um minuto da vida, que a vida num minuto".

E assim aconteceu...

Mesmo não estando presente (de corpo, porque de alma e coração estava lá), assisti a "tudo" através da RTPInformação e vivi a emoção (que não a mesma de estar mesmo lá, já sei, mas é sentida!) com o "meu" povo.

"Aqui nasceu Portugal"


(Autor: N. I.)