quinta-feira, 20 de maio de 2010

A saída de campo mais "vrutal" de sempre...

Facto 1: As expectativas para a saída de campo de 2 dias a Vila Nova de Foz Côa e Moncorvo estavam abaixo do limite mínimo imaginário - nenhumas!

Facto 2: A vontade de ir, sabendo que tenho imensos trabalhos, era menor que nenhuma!

Facto 3: Foi a melhor saída de campo/visita de estudo de sempre!!!

Não poderei relatar todos os factos, já que há "coisas" que ficam apenas entre nós e Trás-os-Montes, mas aqui fica um breve resumo:

- Começamos por almoçar em V. N. de Foz Côa, terra simpática e bem bonita:


1. Tibby, Su e eu... a aparvalhar, apenas...




- À tarde fomos à Pedreira do Poio (!), uma pedreira onde se explora xisto. Além de aprender geologia, vimos também a dimensão deste tipo de exploração... M-E-D-O!
2. Máquina a transportar blocos de xisto... vejam só o tamanho da máquina!


3. Nova hora para aparvalhar :P (Tibby, Nélia e Su)



4. !!!

- Após a emoção de ver, ouvir e sentir exposivos a apenas "meia-dúzia" de metros, muitas fotos e alguma geologia, partimos em busca da Pousada da Juventude de Vila Nova de Foz Côa.

- Logística, malas nos quartos e afins e 'bora partir em busca de mais algum conhecimento: até ao Miradouro de S. Gregório (!), para apreciar o Vale da Vilariça - falha activa.

- De regresso à Pousada para um merecido banho, aproveita-se o tempo de sobra para apreciar, uma vez mais, a vista.

5. Vista através da Pousada.



6. :)


- E então começou a "festa"... fomos jantar!!! E vinho tinto de Trás-os-Montes dá no quê? Nisto:




- Pois... quem quiser conhecer todos os pormenores, não pergunte que eu não conto!!! :P Apenas afirmo que nos divertimos todos imenso (não sei à custa de quem...). E mais não digo!!! No final do jantar passamos ainda uns bons momentos num bar, onde conheci (roam-se de inveja!) o "senhor" (eu sei, o "senhor" está no céu!) que encontrou (tropeçou, descobriu, ...) as gravuras (e não figuras) de Foz Côa :D

- Licor de xisto - M-E-D-O!!! Mesmo muito medo :S

- Terminamos a noite sob um manto de estrelas, completamente às escuras, a conversar, a repôr algumas verdades, a ligar pontas soltas e a reformular opiniões (profundo e bonito!)

- Após uma noite "vrutal", nada melhor que acordar cedinho, tomar o pequeno-almoço e ala até Torre de Moncorvo, onde visitamos o Museu do Ferro (que aconselho vivamente. Tem interesse não só geológico como histórico e podem ficar a conhecer um pouco mais a arte de trabalhar o ferro).

7. Parte traseira do museu, com uma vista maravilhosa.


- Visitamos ainda a igreja de Torre de Moncorvo, antes do almoço. No final do almoço, visitamos algo que eu nunca tinha visto: uma mina :D Uma mina de ferro, claro está! (há fotos, mas estão com a Su).





- E como ainda não tínhamos aparvalhado, aqui fica o resultado:

8. Eu e Tibby (belo chapéu, eu sei!)

- Há muito que fica por contar, muito que fica por dizer, mas guardo essas coisas para mim e para quem viveu estes 2 dias ao máximo. Torre de Moncorvo é um sítio belíssimo, quem puder que visite. E quero, em meu nome, da Su, da Tibby e da Nélia (e provavelmente os restantes concordam comigo), agradecer ao "senhor das gravuras de Foz Côa", ao rapaz que nos fez a visita guiada ao museu e à igreja, e ao rapaz que se fartou de gozar comigo à força toda (6) - não coloco nomes apenas para manter o anonimato. E agradecer também pelo almoço de hoje... e pela cerveja de ontem!!! :P

Anabela Lopes


P.S. Resolução do enigma das unhas até ao final da semana...