segunda-feira, 29 de outubro de 2007

1ª e Única Parte do 2º Capítulo "A herdeira do Reino"



***


Rafael abandonou as suas recordações quando ouviu um grito ainda mais forte que os anteriores. Depois disso tudo pareceu sossegar e alguns instantes depois, um choro agudo irrompeu os ares. Rafael tinha um herdeiro! Ou uma herdeira... Mais que nunca, sentiu necessidade de entrar no quarto. Mas conseguiu controlar o impulso. Após ter aguentado tantas horas, mais alguns minutos passariam rapidamente. Recomeçou a andar de um lado para o outro, indo de quando em vez escutar à porta. O bebé continuava a chorar, o que denunciava uns bons pulmões. Mas as empregadas estavam estranhamente silenciosas. Podia ouvir os seus passos apressados de um lado para o outro. Quase sem se aperceber, a porta do quarto abriu-se na sua frente. Uma empregada idosa segurava o bebé nos seus braços, que em silêncio entregou a Rafael. Este não sabia como exprimir aquela alegria e as lágrimas correram livremente pela face. Olhou para o seu filho com ternura e sorriu-lhe. Era um bebé redondo e rosado, que precisava urgentemente de um banho. Estava apenas embrulhado num pano de linho, branco. Já não chorava e tinha os olhos muito abertos, como quem observa algo de novo.
- É uma menina, sua majestade. – Rafael continuava a olhar orgulhoso para o bebé. Ele e a mulher não tinham qualquer preferência quanto ao sexo da criança. A custo desviou o olhar do seu novo tesouro e dirigiu-se às três mulheres que tinha na sua frente.
- Como está a minha esposa? Posso entrar para a ver? Deve ter sofrido muito, coitadinha!… - mostrava-se ansioso, tal era a sua preocupação com Safira. Segurava ainda a bebé, apertando-a contra o peito.
As aias entreolharam-se, com o semblante pesado, e foi a mais velha quem falou.
- A Dona Safira não sobreviveu ao parto, Majestade. – baixou a cabeça, prestes a chorar. – Lamento.
Rafael sentiu o coração parar e as palavras que aquela mulher na sua frente acabara de dizer pareciam agora muito distantes. Apercebeu-se de que alguém lhe tirava a bebé dos braços, enquanto caía de joelhos e enterrava a face nas mãos grandes e fortes. Chorou até ao amanhecer, ajoelhado à porta daquele quarto. Ninguém o conseguiu acalmar ou convencê-lo a levantar-se. Tentaram demovê-lo e chamá-lo à razão, mas ele recusava-se a ouvir fosse o que fosse. Apenas na manhã do dia seguinte, quando o Rei e a Rainha, que chegavam de viagem, foram ter com Rafael, este se levantou. Fê-lo com grande esforço, pois tinha os joelhos doridos, para além de quase não ter forças para respirar. O Rei abraçou o filho como fazia quando Rafael era uma criança, enquanto a Rainha lhe acariciava os cabelos. Os três choraram juntos a mágoa que sentiam e só quando se acalmaram resolveram entrar no quarto para ver o corpo Safira. Tinham-na coberto com um lençol branco, bordado com fio de ouro a toda a volta. Rafael aproximou-se da cama, com os pais a segui-lo de perto e puxou uma das pontas do lençol. Safira jazia com uma expressão suave e o sorriso que todos lhe conheciam. O seu tom de pele não mudara muito.
Rafael não conseguiu evitar chorar ainda mais e saiu a correr do quarto. Quando ia a passar pelo corredor central do castelo, cruzou-se com uma das empregadas que segurava a bebé.
- Majestade, a menina acabou de acordar… deseja pegá-la?
Rafael não hesitou um momento e seguiu o seu caminho, até à torre. Não queria saber da bebé. Fora por causa dela que perdera o amor da sua vida.

1 comentário:

  1. =S Ui...drama! À medida que ia lendo, ia desconfiando que isto ia acontecer, mas...agora a história vai continuar com as lembranças de Rafael, certo? Como é que isto acabará?Eis a questão: muito suspense, neste livro.
    Beijinhos.=)

    ResponderEliminar

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela