sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"All Hallows Evening" 2013

Bem, não podia deixar de passar esta época "festiva" sem escrever sobre o meu primeiro Halloween em Belfast. Em Portugal confesso que nunca liguei muito ao Halloween. Houve uma vez, ainda durante o curso, em que a N. nos fez assim umas pinturas todas giras nas faces (nada assustador, é verdade, mas com alguma arte) e fomos até ao BE, mas pelo que me lembro nem foi nada de jeito, não houve quem aderisse muito à coisa. Em Portugal sei que já há bastantes "iniciativas", com os bares e discotecas a fazer festas alusivas ao tema, e também há quem vá de porta em porta ao "Doce ou Travessura" (mas tenho a sensação, pelo menos na zona em que morava, que esta noite era mais uma desculpa para "vândalos" sairem à rua para fazer "travessuras"). Mas pronto, não é uma data assim muito marcante.

Mas aqui é diferente. Aqui, segundo me disseram, não se festeja o Carnaval (ocasião a que damos muita mais importância em Portugal), então o "Carnaval" é na noite de Halloween. Há mais de um mês que as lojas se prepararam para esta noite. Há uma loja bastante famosa por aqui, que se orgulha de ter mais de 1000 disfarces diferentes e pela qual passei há 2 semanas... qual não foi o meu espanto quando vejo uma fila até cá fora que fazia esquina e tudo! Eu imagino como terá estado na véspera ou no próprio dia, com as compras de última hora. Depois, há lojas que apenas abrem por esta altura. Sério. Há uma loja numa rua aqui perto que abre em Outubro e que se chama "Halloween". Ao que parece depois só fecha no final de Dezembro porque entretanto passa a vender também coisas de Natal.

E para não ficarmos atrás também nos "mascaramos". Vá, não fomos "loucos" ao ponto de comprar um fato, mas com uma maquilhagem e uns acessórios e já se percebia bem ao que íamos. E também compramos a nossa primeira abóbora e o R. fez um excelente trabalho com ela (vá, para primeira vez pareceu-me excelente).

Outra coisa "extraordinária" é que aqui não é comum lançarem fogo de artifício (em Portugal todas as "aldeias" têm a festa do Santo Padroeiro e em todas essas festas há fogo de artifício, portanto para nós é algo completamente banal). No entanto, ontem era fogo de artifício por todo o lado, alguns dos meus vizinhos fizeram também questão de lançar algum.

Mas a tradição mais engraçada para mim foi mesmo a do "Trick or Treat". Devo confessar que não estava nada à espera que me batessem à porta. Logo não tinha doces nenhuns para oferecer. E então quando aparecem aqueles "piquenos" (acompanhados pelos pais, alguns também mascarados - como o Coelhinho (filho) que vinha acompanhado do Hulk (pai) ) o que é a gente faz? Bem, posso dizer-vos que o meu stock de bolachas foi-se! Foi bolachas de canela (as minhas preciosas bolachas de canela portuguesas!), foi bolachas "Bourbon", foi bolachas "Custard"... foi tudo! E mesmo assim ainda mandamos algumas crianças embora sem nada. E elas lá iam cabisbaixas (mesmo tendo já um saco enorme carregado de doces!) mas não sem antes nos desejarem "Happy Halloween"! E não tivemos a casa vandalizada por não termos doces. Vá, roubaram-nos a abóbora, mas até agradeço, é trabalho que não tenho para enfiá-la no lixo!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela