segunda-feira, 25 de maio de 2009

Palestra


No âmbito das comemorações do Dia do Autor (23 de Maio) fui convidada, como já tinha dito, para dar uma palestra na Escola EB 2/3 Gil Vicente, a minha antiga escola. E lá fui, toda "pipi" por aí fora, sem saber muito bem o que iria encontrar. Fui muito bem recebida pelo professor Lourenço e pelo professor Álvaro (que me deu aulas de Português no 8º ano). E quando eu pensava que não ia aparecer ninguém, eis que a Biblioteca ficou a abarrotar de crianças do 6º ou 7º ano... e eu já a ficar com medo!!! É que eu não tenho boas recordações daquela escola... de certa forma, sofri um pouco de bullying, até mesmo da parte de um ou outro professor, que diziam que "era estranha"... bem, eu sempre ouvi dizer que os escritores são pessoas estranhas :P Felizmente, esses professores já não dão lá aulas...
A palestra correu muito bem, falei sobre mim e apresentei o meu livro (ainda vendi alguns :D) e os miúdos foram amorosos! No fim quiseram fazer perguntas (desde "Onde e quando escreves" "Quem te incentivou" "O que sentes quando escreves" até "Quanto custa o livro") e ainda se ofereceram para ler 2 capítulos aos colegas... e um pequeno miúdo que leu um capítulo chegou-se ao pé de mim, no final, e disse: "Tu escreves de uma maneira muito suave, não escreves? Quando comecei a ler senti-me nervoso, mas depois esqueci o nervosismo, por causa da maneira como escreves..." e foi ao ouvir estas palavras tão simples, ver aquele olhar tão ansioso que eu esqueci tudo o resto e percebi que é naquela simplicidade que está o verdadeiro sentido da vida.
Fiquei mesmo tocada :S
E também fiquei a saber que o meu livro tem sido muito requisitado lá na Biblioteca da Escola e que o professor Lourenço já ouviu mesmo duas meninas conversarem e uma aconselhar o livro à outra... bem, uma coisa é os meus amigos dizerem que o livro é bom... outra é pessoal que nunca me viu!
Reparei, num momento de lucidez, que ainda está lá em exposição um quadro que eu pintei no meu 7º ano... que recordações!!!
Pronto, foi uma tarde bem passada, sempre serviu para esquecer momentos menos bons do passado...

7 comentários:

  1. Quando te começarem a perguntar "Quando sai o filme?" é que vai ser giro xP

    É, os miúdos nestas coisas são fabulosos =)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Anabela: primeiro que tudo, quero dizer que não me enganei muito quando falava do cor-de-rosa... basta aqui entrar... mas não me leves a mal, sou uma pessoa mais afável do que poderás julgar pelo artigo que escrevi. Só à conta disso, vou amanhã comprar o livro e fazer uma crítica a sério ao que escreveste no meu blogue. E não te preocupes se a crítica não for muito agradável. O importante, como dizia o outro, é que falem de nós, nem que seja bem... Repara no Paulo Coelho: a crítica mais especializada odeia-o (eu apenas o detesto, sou mais simpático), mas ele importa-se??? Tomara eles terem um décimo do sucesso que ele tem.

    Mas não me vou alongar. Creio que não vais acreditar em mim, mas juro-te que só espero que venhas a ter muito sucesso. E se um dia fizerem o filme, quero ser eu o realizador (sem ironia).

    Beijo, abraço ou aperto de mão, como entenderes...

    ResponderEliminar
  3. Já escrevi uma resposta mais elaborada ao teu comentário no meu blogue. Inté.

    ResponderEliminar
  4. Senhora autora! Eu bem digo,vais ser famosa...e nós vamos todos por este país fora (quais fãs de Tony Carreira (6)) apoiar-te:D

    Os putos são o mais puro e genuíno que pode haver...com as suas simples palavras cativam-nos=)

    bjinhooooo

    ResponderEliminar
  5. Sim senhora... A dorei o que o puto te disse... Eu disse que ias ser mais famosa que a Breyner e que a J.K.Rowling

    Olha para o que eu te digo ;)

    bjinhuh

    ResponderEliminar
  6. olá miúda..tenho tado ausente do blog, mas i'm back...Tu "és" harry potter, Danielle Steell, mas sabes que mais? és NOSSA!! E sabes mais? Adoramos-te, e apoiamos-te, e sabes disso. Quanto a Paulo Coelho, sabes que penso..aliás a sra. Maria Helena pelos vistos é das nossas bandas :-) hihihi.. Miúda..triste e fútil em quem não tem talento e rói-se de inveja, é quem comenta e nem a cara dá! Mas, enfim! Quando fizeres o filme, deixa-me ser figurante! Deixaaaaa, pleasseeeeeeeee!!

    Beijos enormes miuda e:

    "Wingardio Leviosa ": para levitar pessoal, daqui para fora. ihihihihihiihih

    ResponderEliminar
  7. um pequeno aparte: tenho pena que tenhas andado em Urgezes numa época má...

    o stor Lourenço é o maior x) que saudades daquele homem, acredita que ele apoia mesmo én!
    quanto aos putos, não fazia ideia que eram assim tão amáveis... quer dizer, nunca lhes dei muita confiança, pois são todos uns rufias e só gostam de correr :p mas são uns fofinhos, vá
    vês? Urgezes não é assim tão mau. tiveste azar.

    beijinhos, e independentemente de tudo, és uma escritora com potencial e tens muito para dar.
    espero que mais tarde sejas a melhor. e é assim que tens que pensar para o conseguir

    kisses da pita x)
    (your sister Linda --')

    ResponderEliminar

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela