segunda-feira, 21 de julho de 2008

"Eutanásia: crime ou prova de amor?"


Bem...

Ontem cedi aos "caprichos" da TVI e vi o "Caso da vida". Claro que tive de me sujeitar a fazer zapping, esperando que o raio do programa começasse e quase desesperei com os "curtos" intervalos de meia-hora. O tema de ontem era do meu interesse: Eutanásia. É um assunto sobre o qual ainda não tenho opinião formada, nem mesmo depois de ver o "Caso da vida" de ontem. (Resumidamente, a história falava sobre um casal apaixonado, realizado e muito feliz. O rapaz tem um acidente e fica para sempre agarrado a uma cama, sem se poder mexer. Além de que está ligado a um ventilador e em breve entrará em coma. Perante este cenário, ele pede à esposa que o ajude a morrer.)

Acho que apenas poderia formar uma opinião concreta sobre este assunto se tivesse a infelicidade de passar por essa situação... porque quando me ponho a pensar nisto, pergunto-me até que ponto a eutanásia não é um suicídio por parte de quem a pede, e um homicídio por parte de quem a "dá"... é um tema que me faz bastante confusão, e que me deixa incomodada, porque não sou contra nem a favor. Se por um lado, se eu estivesse presa a uma cama, ligada a máquinas, em estado quase vegetativo, e estivesse a sofrer, acabar com o sofrimento é uma hipótese, por outro, a incerteza do que há para além desta vida deixa-me de pé atrás...

E se me pedissem ajuda para morrer? A grande questão neste "Caso da vida" é: crime ou prova de amor? Seria eu capaz de fazer uma coisa dessas, mesmo amando muito essa pessoa???

...

3 comentários:

  1. Esta é uma questão que dá muito que pensar.É difícil responder. No entanto, penso que a vida é sempre importante e que, de certo modo, se o rapaz ama a rapariga, certamente saberá que será muito difícil dar-lhe a escolher a sua vida ou morte.Acho que se o rapaz ama a rapariga, não lhe deve dar uma proposta dessas.(Tenho a sempre a ideia de que, quem ama, pensa sempre primeiro no outro e dps em si mesmo)Penso que toda a gente deve lutar pela vida, mesmo que isso seja bastante difícil. Eu acho que isto é que é o correcto, mas, lá está, nunca saberia como reagiria numa situação destas. As questões surgiriam na mesma, e ficaria sempre com o nó no coração.
    Mas de uma coisa sei: A vida é demasiado curta para a desperdiçarmos.E temos que lutar pela vida e aproveitá-la.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Sinto-me um bocado perdida, relativamente a este assunto. Penso q ja tnh a minha opiniao formada. Concordo com a Eutanásia, embora acho q nao fosse capaz de o fazer, caso alguem me pedisse. Agora se fosse eu, q estivesse nessa situaçao... Acho q preferia morrer. Agora se conseguia pedir isso a alguem q amasse muito.. Nao sei.
    As pessoas só sabem como reagir se se encontrarem nessa situaçao, isso, é sem duvida a coisa mais concreta...

    É por estas e por outras q deveremos aproveitar a vida, como se o amanha, fosse o ultimo dia!

    Beijos, LilianaLopes

    ResponderEliminar
  3. Olá Belinha,
    Obrigada pela tua visita ás Fadinhas.
    Sim de facto já viste o azulejo da árvore no "Palavras", nós é que decidimos comercializá-los no blog das Fadas e até já vendemos um :)
    Em relação ao conteúdo deste post... não vi tudo, só vi a parte final em que a rapariga lhe tira a máscara e ele morre...
    Eu sou pela vida maioritáriamente, mas numa situação destas não sei bem o que faria...
    deve ser bastante complicado gerir situações como esta, até porque há toda uma dimensão ética, moral e por vezes religiosa, como tal, será uma opção razoável?
    Mas, as dores e o sofrimento de um paciente têm de ser prolongados a fim de preservar a vida, sem olhar a qualidade dessa vida?
    Como já disse é complicado, até porque há muita gente, principalmente doentes terminais que conseguem viver com dignidade até ao fim... acho que tudo depende da vontade de cada um e da sua força, algumas pessoas simplesmente desistem...
    Beijos Grandes e continuação de Boas Férias!!!

    ResponderEliminar

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela