quinta-feira, 17 de abril de 2008

4ª (e última) Parte do 4º Capítulo "Lua"



Lua ainda ficou no escritório bastante tempo, chorando em silêncio e completamente desorientada, sempre com a mesma frase a martelar-lhe nos ouvidos: “Se voltas a encontrar-te com esse homem... ele morre.” O que poderia fazer agora? Se deixava de ver o avô, a sua vida seria um inferno, sempre fechada no castelo, sendo obrigada a obedecer às regras do castelo, passando dias inteiros a ouvir o professor sobre assuntos em nada interessantes. Mas se voltasse a desaparecer para visitar o avô, ele corria risco de vida. Seria mesmo o pai capaz de matar o avô?
- Claro que sim, ele bateu-me! - murmurou. Levantou-se, atirou o cabelo para trás e lavou a cara na pia à porta do escritório. Pela primeira vez entendia a utilidade daquele objecto num local tão estranho. Os seus olhos verdes pareciam agora vermelhos, mas nada podia fazer para disfarçar. Sabia que estava na hora do jantar e que o pai e os avós esperavam por si. E não queria atrasar-se, não fosse o pai bater-lhe novamente. Dirigiu-se para a sala de jantar com alguma relutância e de facto já os avós e o pai a esperavam.
- Não tornes a chegar atrasada para o jantar. - advertiu o pai.
- Está bem. - respondeu, sem querer olhar os avós de frentes, que já se haviam apercebido de que algo estava errado.
- Porque fugiste novamente, Lua? - perguntou a avó, enquanto a menina se sentava.
- Eu não fugi. Eu fui dar um passeio. - respondeu, com a voz fraca.
- Mas devias ter avisado, querida. - argumentou o avô, sempre com o seu sorriso bondoso. - Assim ninguém ficava preocupado. Prometes que avisas da próxima vez?
- Sim...
A avó olhou para o filho, que estava aparentemente distraído com um naco de pão. Depois voltou a olhar para a neta.
- Estiveste a chorar, Lua? Tens a cara inchada...
- Caí...
Os Reis inquietaram-se de imediato.
- Mas estás bem, partiste alguma coisa, fizeste algum arranhão? - a avó preparava-se para chamar uma empregada que pudesse examinar a neta, mas esta recusou-se de imediato.
- Está tudo bem, foi só um susto. - recusava-se a olhar na direcção do pai, sabendo que também ele evitava olhar a filha.
Lua e Rafael jantaram em silêncio. Os avós de vez em quando surgiam com um novo tema que não durava mais que dois minutos. A tensão no ar era grande e Lua só queria desaparecer dali. Queria ir para o seu quarto e verter as lágrimas ainda retidas. Comeu tudo o que lhe colocaram no prato, sem reclamar, e assim que terminou pediu licença e subiu para o quarto. Atirou com a bolsa para cima da cama, assim que entrou, e sentou-se pesadamente, já com lágrimas nos olhos.
O seu quarto transmitia uma certa calma. As paredes estavam pintadas de azul celeste, a cama era alta e larga, com uma colcha branca, sempre imaculadamente limpa, havia estantes em todas as paredes, onde repousavam brinquedos, livros, rochas que Lua apanhava nos seus passeios, flores... ao fundo da cama havia uma arca que quando fechada servia como banco. O chão era de madeira e o quarto tinha uma varanda, com vista para o jardim, onde Lua muitas vezes passava o seu tempo, olhando as flores e as aves. Mas a parte favorita de Lua era o tecto: pintado de azul muito escuro, como a noite, e bem no centro, uma lua redonda e brilhantes, com montes de estrelas a rodeá-la. Lua adorava adormecer sob aquele manto de tranquilidade.
Deixou-se ficar sentada na cama durante muito tempo, a pensar no que acontecera. Sabia que o pai nunca fora carinhoso com ela, nem tão pouco atencioso. Mas nunca imaginou que Rafael lhe pudesse bater. E ela nem tinha feito algo tão grave que merecesse aquela reprimenda. O que diria a sua mãe de tudo aquilo? E porque razão o pai a proibia agora de ver o avô, a única pessoa que a fazia feliz? Sentiu-se tão triste, tão desorientada, perguntando-se se todas as crianças da sua idade passavam pelos mesmos problemas. Mas não podia saber, pois não conhecia nenhuma. Não tinha contacto com qualquer pessoa do exterior. Apenas com o avô... agora nem isso.
Era já muito tarde quando ouviu o pai passar pelo quarto dela para se ir deitar. À semelhança de todas as outras noites, Rafael não entrou no quarto da filha para saber se esta precisava de alguma coisa. E Lua ficou ainda mais triste desta vez, pois tinha ainda esperança que o pai se arrependesse. Mas não parecia ter sido o caso. E chorou ainda mais. Deitou-se na cama, com o cabelo colado à cara e com as mãos procurou o seu peluche preferido, um urso castanho, com quem dormia todas as noites. Fora o lenhador quem lho oferecera. Mas as suas mãos acabaram por encontrar a bolsa em primeiro lugar e só então se lembrou do presente do avô. Retirou-o com cuidado, caso fosse um objecto frágil. Não se deu ao trabalho de apalpar o embrulho para tentar descobrir o que era. Rasgou o papel grosso que envolvia o presente e depois ficou a olhar, incrédula. O avô oferecera-lhe uma fotografia da mãe. Mas não era uma fotografia igual à que o pai tinha no quarto... ali a mãe devia ter a sua idade, não mais que seis ou sete anos. E Lua ficou fascinada com a semelhança entre as duas. Aparte a cor do cabelo, diria-se que eram a mesma pessoa. A mãe usava um vestido de alças, dourado, que lhe batia no joelho. Apresentava um grande sorriso e uma flor na mão. O avô tinha razão: eram de facto parecidas e não só nas atitudes.
Lua ficou muito mais bem disposta, quase esquecendo o incidente do início da noite. Levantou-se num pulo, agarrou no banco que também era uma arca, subiu e colocou numa estante alta, em frente da sua cama. Mas logo depois voltou a tirar de lá a moldura, achando que assim ficava demasiado longe do seu alcance e então colocou-a na mesinha ao lado da cama. Ficou durante algum tempo a olhar para a foto da mãe e finalmente adormeceu, vestida com a mesma roupa com que saíra. Só muito tarde, quando já todos no castelo dormiam, uma das empregadas foi ver se a menina precisava de alguma coisa. Encontrou-a vestida, por cima da cama feita e agarrada ao peluche. Sem a querer acordar, abriu um dos armários silenciosamente e tirou um grosso cobertor, com que cobriu Lua. Depois retirou-se, deixando a pequena princesa a dormir profundamente.

1 comentário:

  1. Olá!!!=)

    Aleluia!O que estava dentro do embrulho misterioso!;)
    Afinal, não estava muito longe...era algo relacionado com a mãe dela.XD
    Bem, gostei muito...mais uma vez...só para variar...e espero o próximo excerto pa ler!=)

    Beijinhos!!!MUAH!!!

    ResponderEliminar

Peço que não deixem comentários anónimos.
Obrigada,
Anabela